O que é litigância de má-fé e quais suas consequências?

Última Atualização: 07/01/2021

O tema escolhido para inaugurar o ciclo de matérias de 2021 está diretamente ligado às relações humanas, individuais e coletivas. Falar de ética no direito é essencial para ampliarmos a compreensão das boas práticas nas relações sociais, seja na vida privada ou pública. Pensando nisso, a fim de desmistificar o processo judicial como um ringue de “vale tudo” para ganhar, hoje falarei sobre o que é litigância de má-fé e as penalidades para àquele que agir desta forma.

 

Certamente você já ouviu falar em “boa-fé”, termo usual para indicar que os negociantes estão agindo com transparência e lealdade ao que está sendo acordado. No direito, um dos princípios fundamentais é o da boa-fé, que possui como objetivo central estabelecer um padrão ético de conduta nas diversas relações obrigacionais. Agora, o que ocorre quando alguma das partes escolhe, maldosamente, agir de forma diversa a acordada? Nesse caso, poderá ser caracterizada a sua má-fé, ou seja, sua deslealdade consciente e intencional para com o contratado.

 

 

Litigância de Má-fé

O litigante é a pessoa participante no processo contencioso (disputa judicial), podendo ser o autor da ação (quem processa) ou aquele que a responde (quem é processado). A litigância de má-fé ocorre quando uma das partes envolvidas (litigantes) age, voluntária e conscientemente, de forma desleal e maldosa, impondo empecilhos para atingir/modificar o resultado processual.

O Código de Processo Civil dispõe em seus artigos 79 e seguintes o que caracteriza a litigância de má-fé, como, por exemplo: alterar a verdade dos fatos (inciso II, art. 80); e usar do processo para conseguir objetivo ilegal (inciso III, art. 80). Caso alguma das partes seja caracterizada como litigante de má-fé, o juiz ou tribunal está autorizado a condená-la (art. 81): 1. ao pagamento de multa, a qual deverá ser superior a 1% e inferior a 10% do valor corrigido da causa processual; 2. a indenizar a parte contrária (“adversário”) pelos prejuízos que esta sofreu; e 3. a arcar com os honorários advocatícios e com todas as despesas que efetuou.

 

Vale destacar que um dos objetivos do processo judicial é a pacificação social, portanto, todas as partes nele envolvidas, inclusive os advogados e testemunhas, devem cumprir com seus deveres e obrigações, como, por exemplo: expor os fatos em juízo conforme a verdade (inciso I, art. 77 do CPC); não formular pretensão ou apresentar defesa quando cientes de que são destituídas de fundamento (inciso II, art. 77 do CPC); não produzir provas e não praticar atos inúteis ou desnecessários à declaração ou à defesa do direito (inciso III, art. 77, do CPC); e cumprir com exatidão as decisões jurisdicionais, de natureza provisória ou final, e não criar embaraços à sua efetivação (inciso IV, art. 77, do CPC). Ainda com dúvidas? Confere o vídeo abaixo!

 

Quer saber mais? Acompanhe o Descomplica Jurídico (clique para acessar: site, Instagram e Facebook), um espaço destinado a informar, de maneira simples e descontraída, o que acontece no ambiente jurídico.

 

Fontes:

Boa-fé – AURUM

Código de Processo Civil

Litigância de má-fé – AURUM

Superior Tribunal de Justiça - STJ

Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

 

Fonte GIF: GIPHY

Matéria publicada no site Drops do Cotidiano em 07/01/2021

TAGs: advogada igrejinha. advogado igrejinha. escritório de advocacia igrejinha. consultoria igrejinha. consultora jurídica. consultor jurídico. consumidor. direito do consumidor. quais são meus direitos. posso trocar um produto sem defeito. posso trocar o produto. qual prazo para troca de produto. obrigação da loja trocar. produto com defeito. produto com defeito cdc. CDC. código do consumidor. produto com defeito posso devolver. devolução de produto com defeito. proteção de dados igrejinha. direito digital igrejinha. segurança da informação igrejinha. lgpd igrejinha. complicance igrejinha. o que é litigância de má-fé. o que é boa-fé.  litigância de máf-é direito. 

 


O que achou da matéria?

Deixe seu comentário:
Whatsapp
Seg | Ter | Qui | Sex | das 09h às 18h
Qua | das 09:30h às 18h

Copyright © 2021

imagem