Dia internacional da Mulher: Conheça a origem dessa comemoração.

Última Atualização: 11/09/2019

Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o início do século 20.

A luta pela igualdade de gênero iniciou como uma campanha dentro do movimento socialista para exigir os direitos das mulheres - as condições de trabalho eram piores que as dos homens à época.


Fatos históricos:
O incêndio ocorrido em New York no dia 25/03/1911 na Triangle Shirtwaist Company – 146 trabalhadores morreram (125 mulheres e 21 homens) – é o fato mais conhecido, que trouxe à tona as más condições enfrentadas por mulheres na Revolução Industrial.

Em 26/02/1909, cerca de 15 mil mulheres marcharam nas ruas de New York, reivindicando melhores condições de trabalho – na época, as jornadas poderiam chegar a 16h por dia, 06 dias por semana, podendo incluir os domingos.

Este teria sido celebrado pela primeira vez o "Dia Nacional da Mulher" americano.

Na Europa, o movimento também crescia nas fábricas. Em agosto/1910, a alemã Clara Zetkin propôs em reunião da Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas a criação de uma jornada de manifestações.

A proposta de Zetkin era de uma jornada anual de manifestações das mulheres pela igualdade de direitos, o que aconteceria em 19/03/1911.

Em 1917, um grupo de operárias saiu às ruas para se manifestar contra a fome e a Primeira Guerra Mundial, movimento que seria o pontapé inicial da Revolução Russa.

O protesto aconteceu em 23/02 pelo antigo calendário russo – 08/03 no calendário gregoriano, que os soviéticos adotariam em 1918 e é utilizado pela maioria dos países do mundo hoje.

Após a revolução bolchevique, a data foi oficializada entre os soviéticos como celebração da "mulher heroica e trabalhadora".

"Já faz mais de cem anos que isso foi levantado e é bom a gente continuar reclamando, porque os problemas persistem. Historicamente, isso é fundamental." – Eva Blay, socióloga Brasileira, professora na USP. 

- Conceito de Feminismo movimento político, filosófico e social que defende a igualdade de direitos entre homens e mulheres.

Fonte:
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-43324887 


O que achou da matéria?

Deixe seu comentário:
Whatsapp
Seg | Ter | Qui | Sex | das 09h às 18h
Qua | das 09:30h às 18h

Copyright © 2020

imagem