GOLPE DO DELIVERY: o que fazer?
Já não é mais novidade que os golpes, em especial pelo meio digital, aumentaram significativamente durante a pandemia. Segundo dados divulgados pelo Procon/SP, registros de golpes durante entregas por aplicativos de comidas aumentaram 186% em 2021, em comparação ao mesmo período de 2020.
Também houve aumento de registros na plataforma consumidor.gov.br. Só em junho/2021 foram registradas 3.282 reclamações sobre o setor de empresas de intermediação – setor em que os aplicativos de delivery são categorizados. Do total de reclamações, 793 são referentes a cobranças indevidas, falha de segurança e risco de dano físico.
Neste cenário, o IDEC defende que as plataformas como Rappi, Uber Eats e IFood, por exemplo, têm o dever de garantir a segurança dos consumidores no uso dos serviços oferecidos por intermediários. Pensando na proteção do consumidor, o IDEC criou algumas orientações sobre como evitar esse tipo de golpe e o que fazer caso você seja vítima. Vejamos algumas delas:
Quer saber mais? Acompanhe o Descomplica Jurídico (clique para acessar: podcast, site, Instagram, Facebook), um espaço destinado a informar, de maneira simples e descontraída, o que acontece no ambiente jurídico.
Matéria publicada em 19/08/2021
Fontes:
Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – IDEC
Procon/SP
Fonte Gif: Giphy
TAGs: advogada igrejinha. advogado igrejinha. escritório de advocacia igrejinha. consultoria igrejinha. consultora jurídica. consultor jurídico. consultora jurídica. quais são meus direitos. golpe do delivery rappi. golpe do delivery ifood. golpe do delivery yasmin. golpe do delivery jurisprudência. golpe do delivery cnn.