Direitos Políticos: o que são e como exercê-los.
Você sabe o que são direitos políticos? Conhece alguém que tenha perdido esses direitos ou os teve suspensos? Os direitos políticos, também conhecidos como direitos de cidadania, são “o conjunto dos direitos atribuídos ao cidadão que lhe permitem – por meio do voto, do exercício de cargos públicos ou da utilização de outros instrumentos constitucionais e legais – ter efetiva participação e influência nas atividades de governo.”[1] Segundo o Glossário Eleitoral, elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral,
“Estar no gozo dos direitos políticos significa, pois, estar habilitado a alistar-se eleitoralmente e habilitar-se a candidaturas para cargos eletivos ou a nomeações para certos cargos públicos não eletivos. Significa, ainda, estar apto a participar de pleitos, a votar em eleições, plebiscitos e referendos, a apresentar projetos de lei por meio de iniciativa popular e a propor ação popular. Quem não está no gozo dos direitos políticos não pode se filiar ao partido político nem ser investido em qualquer cargo público, mesmo não eletivo.”.
Sufrágio, Ação Popular, Plebiscito e Referendo
A Constituição Federal de 1988 prevê os direitos políticos em seu Capítulo IV, citando o sufrágio universal, o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular como formas de exercer esses direitos. Vamos aos conceitos previstos no Glossário Eleitoral do TSE:
Perda e Suspensão dos Direitos Políticos
A Constituição Federal de 1988 veda a cassação dos direitos políticos (art. 15, CF/88), permitindo, contudo, a perda ou suspensão nos seguintes casos: I - cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado; II - incapacidade civil absoluta; III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos; IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII; V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º.
Quer saber mais? Acompanhe o Descomplica Jurídico (clique para acessar: site, Instagram e Facebook), um espaço destinado a informar, de maneira simples e descontraída, o que acontece no ambiente jurídico.
Fontes:
[1] Glossário Eleitoral. Disponível em . Acessado em 27/04/21.