Há quem diga que os dados são o novo petróleo.
Isso porque a informação passou a ser a principal moeda de troca utilizada pelos usuários para ter acesso a determinados bens, serviços ou conveniências.
O digital conquista seu espaço na sociedade, confirmando a importância dos dados nessa nova realidade. Com o objetivo de proteger o cidadão (titular dos dados coletados), leis específicas sobre proteção dos dados pessoais são criadas em diversos países.
No Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), nº 13.709/2018, já está em vigor e prevê multas administrativas de até R$50 milhões por infração. A LGPD se aplica a todos os setores, públicos e privados, desde microempreendedores até multinacionais.
Desse modo, faz-se necessária a adoção de estratégias que equilibrem o respeito à proteção dos dados pessoais e as condições de crescimento dos negócios.
O projeto de conformidade com a LGPD envolve diversos procedimentos internos de compliance, que devem ser amplamente divulgados e contínuos, contanto com a participação de todos os colaboradores, independente do cargo ou da função exercida. Esse programa envolve ações técnicas, inovadoras e preventivas, viabilizando negócios e, até mesmo, fazer da proteção de dados uma vantagem competitiva.
Caso tenha interesse em saber mais sobre o programa de conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), bem como sobre o que fazer para adaptar o seu negócio à lei, entre em contato pelo link abaixo.